tipos de parto

Tipos de parto: Conheça sobre o assunto

Ao se deparar com uma gravidez, a mulher logo começa a pensar em qual dos tipos de parto é o melhor para ela e para o bebê, pois é importante dizer que, mesmo que a mulher escolha ter um parto natural, por causa de alguma complicação, na hora pode ser impossível realizar esse procedimento.

Portanto, é bom conhecer os diferentes tipos de parto que existem e saber qual o melhor tipo para cada mãe. Essa decisão deve ser feita em conjunto com o médico ginecologista obstetra, pois é ele quem vai avaliar suas condições, e perceber qual será o melhor dos tipos de parto a ser feito, mas você pode, e deve, dizer ao médico com qual opção se sentiria melhor. Esta é uma escolha que será definida ao longo do período pré-natal.

Vamos às opções dos tipos de parto:

Normal

O parto normal é indicado para aquela gravidez em que não houve complicações durante o pré-natal. No parto normal, a mãe precisa ter dilatação suficiente para trazer o bebê ao mundo e ele nasce exatamente na hora que ele quer, de acordo com as contrações da mãe.

O parto normal é chamado assim pois é a opção para a qual o corpo se prepara durante as 40 semanas de gestação.  Em alguns casos é possível fazer uso de alguns recursos como a ocitocina – hormônio que acelera o trabalho de parto – e a episiotomia, um pequeno corte que facilita a saída do bebê. Neste caso, o uso da anestesia (raquidiana ou peridural) é bem comum.

Vantagens

  • Participação da mãe em todos os momentos
  • Rápida recuperação, quase que imediata após o parto e após a anestesia
  • Baixo risco de infecção

Parto natural

O parto natural é parecido com o parto normal, mas no natural não se faz uso de anestesia e nem do corte períneo. Esse tipo de parto também deve ser acompanhado por um profissional da saúde, mas a interferência é pouca.

Por não haver interferência de anestesia e corte, exercícios que fortalecem a musculatura da bacia e do períneo são imprescindíveis, pois garantem à mulher menos sofrimento e dor e mais preparo no momento do parto.

Converse com seu médico para saber se esse procedimento é o melhor para você, pois assim como o parto normal, no natural também pode haver complicações.

Vantagens

  • Pode-se escolher ter o bebê em casa ou no hospital.
  • Rápida recuperação

Parto humanizado

O parto humanizado é ainda menos invasivo que o natural. Nele, as vontades da mãe são extremamente respeitadas, assim como no natural. No parto humanizado é muito comum a presença de uma doula – pessoa que acompanha a mãe e ajuda no aspecto emocional durante o parto, mas sem interferências.

É legal destacar que o companheiro participa de tudo e tem um papel muito importante durante o parto humanizado, pois ele, assim como a mãe, tem imersão durante todo o momento do parto.

O parto humanizado é um dos mais pedidos hoje em dia, pela naturalidade que é feito e pela interferência zero.

Cesárea

Muitas mulheres que não podem ou não conseguem ter o bebê de parto natural acabam tendo que realizar o parto via cesariana. Na cesárea a anestesia pode ser geral ou peridural – da cintura para baixo -, pois faz um corte na barriga da mãe para a retirada do bebê.
A mãe também tem contato com o filho após o parto, mas esse contato deve ser rápido, pois a mulher logo é sedada novamente para a finalização da cirurgia.

A recuperação é longa e muitas vezes pode ser dolorida. Esse tipo de parto é recomendável em casos em que a mãe possua diabetes, pressão alta ou complicações durante o parto normal/natural/humanizado.

Parto de cócoras na água

No de cócoras, a única coisa que muda para os demais é a posição, pois nele a mãe não fica deitada e sim de cócoras, como se estivesse sentada – favorece a saída do bebê. Esse parto pode ser feito tanto na água quanto fora dela. Mas fazê-lo na água ajuda no alívio da dor, já que a temperatura utilizada é em torno dos 36 graus.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter sobre tipos de parto, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe