aborto

Quanto tempo devo esperar para engravidar novamente após um aborto?

Abortos espontâneos ocorrem em cerca de 25% das mulheres – ou até mais, se levarmos em conta aquelas que não sabiam que estavam grávidas. Na maioria das vezes, ocorrem logo no começo da gestação, e não se repetem. Porém, em alguns casos, há recorrência do problema, caracterizando um quadro de abortamento de repetição. Em ambas situações, o que as mulheres que sofreram com essa perda realmente querem saber  é quando elas poderão engravidar de novo.

Não é uma resposta tão simples, já que cada caso pode necessitar de uma recomendação diferente. É preciso ressaltar que todas as informações passadas aqui podem variar de pessoa para pessoa. Elas abrangem noções gerais e situações recorrentes.

Tipos e causas de abortos

Os abortos que ocorrem antes ou depois das 12 semanas de gestação possuem razões diferentes, e devem ser investigados individualmente. Como um único aborto espontâneo é comum, nem sempre é necessário um acompanhamento mais minucioso, mas, ainda assim, é importante identificar o momento da perda.

No período anterior às 12 semanas, as causas costumam ser genéticas, imunológicas, infecciosas, ligadas à doenças crônicas ou à trombofilia. Após 12 semanas, pode ter havido um trauma, alguma alteração na anatomia do útero, da cavidade endometrial, ou mesmo uma incompetência istmo cervical. Nesses últimos casos, um médico ginecologista precisará solicitar exames e indicar um tratamento antes que seja feito uma nova tentativa de gravidez.

Há ainda a gravidez molar, uma complicação que afeta as células da placenta, na qual não há a gestação de um bebê, mas apenas um “amontoado” de células que deve ser interrompido de qualquer maneira. Depois deste tipo de situação, é preciso esperar até um ano antes de tentar novamente.

Tempo de espera para engravidar

Além de variar de acordo com o tipo de gestação e tipo de aborto, há ainda variações sobre isso na própria comunidade médica. A Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 6 meses, mas há muitos médicos que afirmam que, após um aborto espontâneo pela primeira vez e no primeiro trimestre, é possível tentar novamente após o retorno da menstruação (o que normalmente acontece entre 4 e 6 semanas). Outros profissionais preferem que a mulher espere pelo menos um novo ciclo menstrual completo, o que significa mais um mês além dessas 6 semanas.

De qualquer maneira, há poucos estudos sobre uma nova gravidez num prazo inferior a 3 meses após um aborto. Portanto, o mais seguro é esperar, pelo menos, por esse período. Além do mais, é preciso considerar as consequências psicológicas da perda do embrião, além das físicas. O lado emocional também tem um grande impacto no casal e a ansiedade pode afetar a próxima gestação.

Enquanto você espera para poder engravidar novamente, procure se alimentar melhor e ter hábitos mais saudáveis. Pode fazer a diferença mais tarde!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe