O cisto no ovário, na maioria dos casos, é uma lesão benigna. Alguns são assintomáticos e desaparecem espontaneamente – é o caso dos cistos foliculares e do corpo lúteo. Outros causam dor, sangramento e exigem intervenções médicas mais complexas, caso dos cistos hemorrágicos, dermoide, endometrioma ovariano e cistoadenoma, tratados com medicação e cirurgia.
Por isso, a mulher deve fazer exames preventivos anualmente e buscar ajuda médica imediatamente ao sentir algum dos sintomas de cistos no ovário.
7 sintomas de cistos no ovário
- Abdômen inflamado e inchado
Ao perceber que há distensão do abdômen, com ou sem dor pélvica, relate o problema ao médico ginecologista. Exame de imagem mostrará a causa desse sintoma, que pode ocorrer devido a cistos no ovário.
- Aumento da frequência urinária
Se você passou a sentir vontade de ir ao banheiro mais vezes para urinar, busque ajuda médica. Esse tipo de alteração, acompanhada de ardência e dor pélvica, pode estar relacionado à presença de cistos no ovário, bem como a outros problemas de saúde.
- Dificuldade para engravidar
A presença de cistos no ovário dificulta a gravidez. Se você está a 12 meses tentando engravidar, é importante fazer exames médicos para investigar a causa da infertilidade, que pode ocorrer em consequência de cistos ovarianos.
- Dor na penetração sexual
Cistos no ovário podem gerar inflamações. Se, durante a relação sexual, você sentir dor e ardência, consulte o médico o mais cedo possível para saber a causa desse sintoma e iniciar o tratamento.
- Dor pélvica e dor lombar
Cistos no ovário podem ocasionar dores na região pélvica e lombar. Em geral, são dores leves, mas contínuas, as quais podem estar relacionadas a outras doenças também. Por isso, é fundamental fazer a consulta médica para descobrir a origem desses sintomas.
Se ocorrer uma dor forte na pelve, acompanhada de sangramento, busque ajuda médica o quanto antes. Isso acontece, por exemplo, após a ruptura de um cisto.
- Náusea e vômito
Esse tipo de sintoma ocorre devido ao desequilíbrio de hormônios, gerado pelo crescimento de cistos nos ovários. Se não há problemas no aparelho digestivo, é importante fazer o exame ginecológico para verificar se existe ou não cistos no ovário.
- Sangramento fora do período menstrual
Eventual sangramento anormal, ou seja, fora do período menstrual, deve ser investigado pelo médico também. O desenvolvimento de cistos no ovário pode causar esse tipo de sintoma. Mas somente o exame ginecológico poderá revelar a causa desse episódio.
Diagnóstico e tratamento de cistos no ovário
Para diagnosticar os cistos no ovário, é necessário fazer exames de imagem. Um cisto folicular ou de corpo lúteo não precisa ser tratado com remédios nem cirurgia. Na maioria dos casos, eles não apresentam sintomas e desaparecem sem tratamento médico. Porém, a mulher deve fazer a consulta ginecológica anualmente para acompanhar a evolução dos cistos.
Se o quadro for grave, o médico indicará a realização de cirurgia para a remoção do cisto, preservando o ovário. Se o cisto for muito grande, é necessário retirar o ovário. A operação também é necessária quando for constatado que não se trata de cisto, mas de um tumor maligno (câncer) no ovário.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.