dificuldade de engravidar

8 coisas para não falar a alguém com dificuldade em engravidar

A infertilidade pode não ser um assunto assim tão comentado em nosso dia a dia, mas a verdade é que ela afeta 1 a cada 8 casais que querem e tentam ter um bebê.

Diante desta informação, as chances são grandes de que você já tenha tido dificuldade para engravidar ou conheça alguém que passou ou passa atualmente por isso na família ou ciclo de amizades.

O casal que não consegue engravidar passa por uma verdadeira turbulência, principalmente emocional. Ela se dá por causa de comentários que, mesmo que não sejam mal-intencionados, podem acabar magoando e desanimando-os de uma nova tentativa.

Pensando na importância de saber o que falar em um momento como esse, trouxemos neste artigo 8 coisas para não dizer àquela sua colega, amiga, familiar ou conhecida com dificuldade em engravidar.

Vamos conferir?

8 coisas para não dizer a alguém com dificuldade em engravidar

1. Tente não se estressar

Sim, é verdade que o estresse tem relação direta com a infertilidade. Mas, apenas relaxar certamente não é o suficiente para que a infertilidade vá embora. O casal com dificuldade precisa de um diagnóstico médico que explique a situação do mesmo, afinal, a frase “cada caso é um caso” nunca se encaixou tão bem como aqui.

2. “Pense que poderia ser pior”

Não, sua colega ou familiar não vê dessa forma. Não piore a condição falando algo tão agressivo.

3. Jamais minimize o problema

Um grande erro de quem tenta aconselhar em relação ao assunto é tentar minimizar o problema, tornando-o menor do que ele de fato é.

Antes de tentar compará-lo a qualquer outra coisa, pasme: estudos recentes apontam que a dificuldade para conceber é um fator tão estressante quando a notícia de que se está com câncer ou a perda de um trabalho que ama. Difícil, não? Coloque-se no lugar!

4. “Talvez ainda não seja a hora …”

Se eles estão tentando, então é a hora. Cuidado ao falar isso e acabar piorando a situação dos dois, que naturalmente, já estão com o psicológico abalado.

5. Por que não adotar?

É claro que há a opção de adotar – e o casal está mais do que ciente disso. Não seja a pessoa que se mete neste assunto: alguns adorariam adotar, enquanto outros só querem filhos se forem genéticos. Não entre neste assunto.

6. Por que não realizar uma FIV?

FIV consiste no mais eficaz tratamento contra a fertilidade, mas não serve para todos os casos. Além disso, o casal com certeza já sabe sobre a sua existência.

7. Calma, vocês ainda têm tempo

Se o casal é jovem e está com dificuldade em engravidar, é necessário investigar sim, o quanto antes, o que está errado. Com o passar do tempo, as chances podem se tornar ainda menores.

8. Reclamar da gravidez

Se você estiver gestante e conhece alguém que queria estar, muito cuidado. Ao reclamar de qualquer sintoma, a amiga/familiar pode ficar muito magoada, visto que tudo o que ela queria era poder passar pelas mesmas coisas.

Agora você já conhece 8 coisas que não deve dizer a alguém com dificuldade em engravidar. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp