fertilidade

Alimentação e fertilidade: entenda a relação

Primar por uma dieta saudável é o primeiro passo para quem deseja gozar de um corpo cheio de energia e disposição. Mais do que isso, a alimentação pode ser também um fator chave no aumento da libido e na disposição na hora de namorar! A fertilidade tem, desta forma, uma profunda ligação com o que comemos.Um corpo saudável facilita o trabalho dos hormônios culminando em maior fertilidade.

Cuidados com a alimentação

Os alimentos aumentam a fertilidade tanto dos homens quanto das mulheres. Uma pesquisa realizada pelo “Journal of Human Reproduction” citou que uma dieta rica em ômega 3 poderia estar ligada a diminuição de mulheres com endometriose. Esta vitamina encontra-se presente em peixes de águas frias e profundas, tais como a sardinha e o salmão.

Alimentos ricos em zinco, por exemplo, são mais favoráveis às práticas sexuais, visto que despertam a libido e favorecem nos homens a produção de testosterona.

Contudo, é necessário estar atento à quantidade de alimentos ingeridos diariamente, principalmente carnes vermelhas e carnes de frango, justamente pela quantidade alta de gorduras encontradas nos animais.

É importante ainda optar pelo consumo de proteínas vegetais, frutas e legumes, que são ricas em vitaminas e minerais. Alimentos com gorduras de qualidade não podem faltar à mesa, tais como sementes, nozes, castanhas, azeite e comida integral.

No caso das mulheres, é importante o consumo de alimentos ricos em ácido fólico e vitaminas do complexo B, tais como brócolis, gema de ovo, espinafre, vegetal de folha verde escura e frutas cítricas. Ou então, ingerir uma suplementação alimentar com estas vitaminas inicialmente três meses antes da gravidez até o terceiro mês de gestação. O ácido fólico ajuda na formação neural do bebê e na formação da medula espinhal.

Para aumentar a fertilidade delas, é importante ainda uma alimentação rica em antioxidantes, que ajudam na produção e desenvolvimento dos óvulos. É recomendado ingerir alimentos ricos em:

  • Vitamina A: batata doce, abóbora, cenouras e agriões;
  • Vitamina C: kiwis, frutas cítricas, tomates, pimentão e vegetais verdes;
  • Vitamina E: batata doce, peixes, sementes, frutas secas, abacates e feijões;
  • Selênio: castanha-do-pará, cereais integrais, couve e atum;
  • Zinco: peixe, carne, frango, ostras, sementes, frutos secos e ovos;
  • Fitonutrientes: beterraba vermelha, pimentão amarelos, toranjas rosadas e mirtilos azuis.

Fertilidade do parceiro

Não devemos esquecer que os homens não podem descuidar de sua alimentação, também para aumentarem seus potenciais de fertilidade. Para tanto, um estudo da Harvard Public School of Health citou que homens que consomem maior variedade de carnes, sem limitar-se ao bacon ou linguiça, produzem uma qualidade melhor de espermatozoides.

Os alimentos que podem aumentar a fertilidade do homem são pão integral, ovo, frango, batatas, pimentão verde, grãos de bico e outros grãos, pois são ricos em zinco e cromo, elementos indispensáveis na produção de espermatozoides.

São importantes também, alimentos ricos em selênio, vitaminas B e E, que são poderosos antioxidantes. Estão presentes no amendoim, nozes, laranja, couve-flor, alho, brócolis, cogumelos e frutos do mar.

Não descartando ainda, é claro, alimentos ricos em vitaminas C, que além de protegerem os espermatozoides, auxiliam ainda no aumento de sua produção.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe