ginecologista

6 sinais de que é hora de marcar uma consulta com um ginecologista

O ginecologista é o médico profissional responsável exclusivamente pela saúde íntima da mulher. No entanto, algumas mulheres acabam por deixar esse lado da saúde um pouco de lado, deixando de fazer consultas periódicas e de se preocupar com o que acontece “ali embaixo”.

Na verdade, as consultas periódicas têm, justamente, o objetivo de prevenir alguns problemas de saúde, além disso, o momento também é feito para tirar dúvidas sobre cuidados necessários.

Por sabermos que as consultas de rotina são um pouco negligenciadas, elaboramos um artigo com 6 sinais de que a consulta ginecológica não deve ser adiada. Acompanhe:

6 sinais de que é hora de marcar uma consulta com o ginecologista

1 – Dor ao urinar

Nenhum tipo de dor é normal, por isso, se você sente dor ao urinar, é sinal de que algo pode estar errado. Uma das principais causas da disúria (o nome da dor que se sente ao urinar) é a infecção urinária, que também pode despertar outros sintomas, como um incômodo na região do abdômen, mais idas ao banheiro para urinar e urina turva.

Porém, além da infecção urinária, a dor pode ser indício de inflamação do útero, vulvovaginite, DSTs e até mesmo de câncer.

2 – Dor durante a relação sexual

Como dissemos no tópico anterior, nenhuma dor é normal. O desconforto e a dor durante a relação sexual podem ser causados por vários motivos, desde um desentendimento do casal até a falta de lubrificação da vagina. No entanto, pode ser também um sinal de alguma infecção.

3 – Sangramento fora do período menstrual

O sangramento que acontece fora da menstruação, na maioria das vezes, não é grave. Contudo, é imprescindível consultar um ginecologista para saber as reais causas do problema. Pode ser uma consequência da troca do anticoncepcional, mas também pode ser sinal de gravidez, por isso a consulta não deve ser descartada.

4 – Menstruação atrasada

Se a sua menstruação estiver, pelo menos, dois meses atrasada e o teste de gravidez deu negativo, é hora de ir ao ginecologista. Isso porque a ausência da menstruação pode acontecer por outros motivos também. Eles podem ser mais simples, como o estresse, ou mais complexos, indicando problemas no aparelho reprodutor.

5 – Corrimento com mau cheiro e cor diferente

Corrimentos nas cores amarelo ou verde, combinados com um mau cheiro, são um forte indício de infecção. Na consulta, o médico irá analisar e solicitar exames que ajudarão no diagnóstico. Você pode ler mais sobre os corrimentos vaginais aqui.

6 – Dificuldade em engravidar

Quando se tenta engravidar, sem sucesso, pelo período aproximado de um ano, pode-se desconfiar de que uma das partes tenha problemas de fertilidade. Neste caso, o ginecologista (principalmente o ginecologista especialista em fertilidade) pode ajudar o casal de diversas maneiras. Entre elas, podemos citar: a investigação do problema, diagnóstico, opções de tratamento e alternativas à concepção tradicional.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista e obstetra em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp