orientação de coito

Como funciona a orientação de coito?

A orientação de coito consiste em um tratamento simples para a infertilidade. Possui baixa complexidade e é realizado com auxílio da ultrassonografia pélvica.

Neste artigo, confira mais sobre o tratamento, como ele funciona e em quais casos é recomendado.

Orientação de coito: o que é?

A orientação de coito, procedimento também conhecido como sexo programado, é recomendado para os casais com dificuldade para engravidar no início do acompanhamento médico se não houver diagnóstico de problemas nas trompas ou qualidade dos gametas.

Basicamente consiste numa indução da ovulação controlada por meio de ultrassonografias realizadas a cada dois ou três dias. Estas visam acompanhar o desenvolvimento dos folículos que ao alcançarem o tamanho perfeito indicam o melhor momento para a fecundação. Este é o período em que os casais devem manter as relações sexuais.

De modo resumido, o tratamento “prevê” qual é a melhor época do ciclo da mulher, ou seja, qual é o período exato em que as suas chances de engravidar serão maiores. Neste período, o casal é recomendado a manter relações sexuais com frequência, de modo a aumentar ainda mais as chances de que a gravidez ocorra.

E como o tratamento funciona?

O acompanhamento ultrassonográfico é iniciado após o oitavo dia do ciclo considerando o primeiro dia aquele no qual a menstruação desceu.

Nesta fase a primeira ultrassonografia transvaginal é realizada de modo a identificar se há no ovário algum cisto remanescente do ciclo anterior. Além disso, a espessura e regularidade endometrial, miomas ou pólipos também podem influenciar na taxa de sucesso do tratamento.

O ideal é que nesta fase os ovários tenham pequenos folículos, medindo na média 6 mm de diâmetro, conhecidos como “folículos primordiais”. Estes possuem em seu interior óvulos que só se “desprendem” durante a ovulação. Dependendo de qual for o resultado da primeira ultrassonografia, o provável dia ou período da ovulação já pode ser vislumbrado.

Dada a continuidade do tratamento, tanto o endométrio como o (s) folículos (s) devem crescer de modo progressivo, o que é verificado por meio do acompanhamento ultrassonográfico a cada 2 ou 3 dias. Quando eles estiverem com o tamanho mais adequado para a fecundação, um medicamento denominado  “HCG”  pode ser indicado. O objetivo deste medicamento é ajudar o folículo a sair do ovário e passar pela maturação final.

Nesta etapa, o óvulo passa pelas tubas e, dentro delas, poderá ser fertilizado por espermatozoides normais, ou seja, originados na própria relação sexual entre o casal.

O tratamento, resumidamente, programa o melhor dia e época para que o casal mantenha relações sexuais que poderão resultar na gestação. Com o tratamento, as chances do casal engravidar aumentam muito.

Agora você já conhece mais sobre o coito programado e como ele funciona. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe