primeira consulta

O que esperar da sua primeira consulta com um especialista em fertilidade

Os motivos que levam alguém a procurar um médico especialista em fertilidade são variados, mas em geral só surgem após algum tempo de tentativas frustradas de engravidar. Ter um filho é o sonho para milhares de casais, e é natural que eles fiquem assustados com a ideia de que isso possa não acontecer. Mas não há nada a temer! O trabalho de um especialista em fertilidade envolve investigação e apresentação de soluções. Entenda como é a primeira consulta com este especialista e o que esperar deste momento.

Como acontece a primeira consulta?

O especialista em reprodução humana irá conduzir a primeira consulta de maneira que possibilite-o a ter um pouco de contexto na situação dos pacientes. Cada caso é único e não existe uma única opção de tratamento que seja indicada para todos os casos.  Por isso, o primeiro encontro é destinado a conhecer os pacientes, a fim de que os exames pedidos sejam mais assertivos e o tratamento mais rápido.

Por outro lado, este momento também deve ser aproveitado para que as partes interessadas no tratamento tirem suas principais dúvidas. É importante ter confiança na escolha do médico que irá conduzir o tratamento.

Claro que não há um roteiro fixo e específico, mas em geral, são abordados os seguintes temas:

Histórico do casal

Vocês chegarão à clínica com sua própria história de tentativas, erros e vontades. Também terão seu próprio nível de expectativas. É importante que o médico saiba sobre como foram as tentativas anteriores, a frequência e uma série de outras informações relacionadas a isso. Períodos de menstruação, dores e desconfortos de qualquer parte, e tudo mais que vocês acharem útil, deve ser comunicado. É aqui que o médico conseguirá identificar as possíveis causas da dificuldade de engravidar, o que determinará o tipo de tratamento a ser tomado.

Histórico familiar

Além de saber tudo sobre vocês, é preciso também que o profissional saiba sobre os históricos familiares de ambas as partes envolvidas. Se qualquer um de vocês souber de dificuldades de engravidar, ou de gestações complicadas na família, comunique-as com o máximo de detalhes possível.

Pedidos de exames

Depois de ouvir tudo o que foi falado, o médico irá solicitar alguns exames. Essa é uma ação importante na investigação do problema. Dependendo de cada caso, podem ser pedidos os seguintes exames, por exemplo: exames de sangue, ginecológicos e de contagem de espermatozoides. Caso o médico tenha identificado algo mais grave durante a conversa anterior, ele pode pedir por algum exame complementar, nem que seja só para descartar alguma possibilidade.

Lembre-se que não necessariamente o tratamento atenderá às suas expectativas exatas. O médico será franco quanto ao que esperar em cada caso – se as chances são boas ou ruins, mas isso só quando vocês voltarem com os exames, na maioria das vezes. A primeira consulta, em si, consiste apenas de conversa e pedidos de exames. A confiança é a base desse processo, então não deixe de ser totalmente honesto; e o mesmo com seu parceiro!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp