tipagem sanguínea

Existe relação entre a tipagem sanguínea e a fertilidade?

Quando um casal está sonhando com filhos e buscando informações para aumentar as chances da mulher engravidar, muitas dúvidas surgem durante o processo. Uma delas é se há alguma relação entre a tipagem sanguínea do casal e a fertilidade.

E agora? Será que é preciso se preocupar com mais esta questão? A seguir, explicamos para você tudo com os mínimos detalhes. Acompanhe.

A tipagem sanguínea e a fertilidade

Antes de respondermos a pergunta, é preciso lembrar quais são as tipagens possíveis no sangue. Homens e mulheres podem ter os tipos A, B, AB e O, sendo eles positivos ou negativos. Os casais, portanto, podem ser formados por pessoas com a mesma tipagem ou diferentes, já que ninguém escolhe ninguém de acordo com seu tipo de sangue, não é mesmo?

Mas será que isso faz diferença na hora de engravidar? Fique tranquilo. Segundo a ciência, não existem evidências que garantam que possa existir alguma ligação entre o tipo de sangue dos pais e a facilidade ou dificuldade de gerar um filho.

Portanto, independentemente disso, um casal poderá gerar uma criança sem grandes dificuldades ou preocupações. O que ocorre por outro lado, é que, durante a gestação, pode haver a incompatibilidade de RH, que acontece quando uma mulher que possui uma tipagem negativa gera um bebê com um pai de tipagem positiva, resultando em uma criança com tipo sanguíneo diferente da mãe.

Nestas situações, o corpo da mulher pode atacar o embrião causando problemas, como, por exemplo, anemias, icterícia (caracterizado pela pele muito amarela do bebê), ou outras alterações neurológicas.

Mas mesmo assim, é possível evitar problemas ao fazer uma injeção de anticorpos ainda durante a gestação, protegendo mãe e bebê de qualquer complicação futura. Quando a tipagem do bebê é negativa e da mãe positiva, o problema não acontece.

Ou seja, podemos dizer, portanto, que a maior preocupação ainda deve se dar somente em casos de incompatibilidade RH e não diretamente com a tipagem sanguínea do casal em si.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe