dificuldade de engravidar o que fazer

O que fazer se tiver dificuldade de engravidar

A dificuldade de engravidar é um problema que atinge muitos casais e indivíduos trazendo frustração e afetando até mesmo os relacionamentos pessoais. A nossa recomendação é que após um ano de tentativas falhas, por método natural, se procure auxílio médico para identificar as possíveis causas para isso.

A mulher deve recorrer ao auxílio de um ginecologista, enquanto o homem deve procurar um urologista, pois a causa da infertilidade pode estar em qualquer um dos dois, ou até mesmo em ambos e, identificar este problema é o caminho para que o casal possa superar a situação – até porque a solução pode ser muito simples dependendo do problema.

Causas da dificuldade de engravidar e tratamento

Podem ser diversos os problemas que dificultam a gravidez.

No caso da mulher, o problema pode estar relacionado, entre outros fatores, à idade. Mulheres com mais de 35 anos são menos suscetíveis à fecundação. Além disso, alterações nas trompas, hipotireoidismo e outras alterações hormonais, síndrome dos ovários policísticos e até ocorrência de câncer no útero, mama e ovários são outras possíveis causas da infertilidade feminina.

Já no homem, as causas podem ser a dificuldade de ejaculação, estresse físico e psicológico, a baixa produção de espermatozoides (que pode estar ligada ao uso de determinados medicamentos), e alterações na produção hormonal.

Alguns desses problemas podem ser tratados e essa deve ser, evidentemente, a primeira alternativa a ser considerada. Alguns exemplos são a indução da ovulação, no caso de problemas com esse processo, e o uso de medicamentos para tratar os problemas de ejaculação. Por isso, um diagnóstico completo de todas as possíveis causas é extremamente importante, para que todas as possibilidades possam ser eliminadas antes que se parta para métodos artificiais de fecundação.

Técnicas de inseminação artificial

Caso o resultado não seja obtido através de outros tratamentos e a dificuldade de engravidar persista, a solução pode vir através de técnicas de inseminação artificial, como a inseminação intrauterina, a injeção intracitoplasmática de espermatozoides e a fertilização in vitro convencional.

Em todos esses casos, ocorre a manipulação em laboratório do óvulo ou do sêmen e, de acordo com alguns exames, a melhor opção será definida e apresentada ao casal.

  • A inseminação intrauterina é a mais simples. Essa técnica consiste na manipulação dos espermatozoides em laboratório e posterior introdução dos mesmos diretamente no útero.
  • A fertilização in vitro, é a fecundação do óvulo pelo espermatozoide em laboratório. E a posterior introdução dos embriões no útero.
  • A técnica mais recente e complexa é a injeção intracitoplasmática de espermatozoides. Trata-se de uma técnica de reprodução assistida in vitro, só que com a injeção do espermatozoide no óvulo para que a fertilização ocorra.

Conclusão

Existem diversas causas e diversos tratamentos para tratar a dificuldade para engravidar. Se você está tendo dificuldades, não se desespere, procure um médico capacitado e comece já pelo caminho rumo à fertilidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

Chamada para o Facebook

Se você não consegue engravidar, procure se informar sobre todos os procedimentos e alternativas antes de pensar em desistir. Leia esse artigo para se informar e saber mais sobre as suas possibilidades.

 

Comentários

Posted by Dr. Rodrigo Tavares