dificuldade de engravidar

Dificuldade para engravidar? Conheça os tratamentos

A dificuldade para engravidar pode estar ligada à inúmeros fatores, seja pelo lado masculino, seja pelo lado feminino. Os obstáculos que cercam podem, ainda, ser um problema vivido por ambos. As características de ambos os sexos podem contribuir para a dificuldade do casal em conceber uma gravidez. Contudo, há soluções práticas que podem ser suficientes para a conquista da gestação.

Em primeiro lugar, a solução primordial após algumas tentativas do casal é buscar um ginecologista e um urologista especializados. Eles saberão guiar a dupla em busca do caminho rumo à gravidez, cada um de acordo com a sua especialidade pode indicar os melhores métodos e soluções.

Quais os tratamentos frequentes para a dificuldade de engravidar?

Sendo comumente recomendados após um ano de tentativas do casal, eles variam segundo a causa. Cada tratamento é diferente, único e poderá ser ajustado. Variando desde a correção de transtornos que podem estar infligindo negativamente na reprodução e tentativas do casal, até mesmo usufruindo de técnicas para “potencializar” as chances de gestação futura.

Entre as principais estão:

  • Recomendação de vitaminas e/ou ácido fólico;
  • Inseminação artificial;
  • Prescrição de hormônios;;
  • A prática da fertilização in vitro;
  • Maior aprofundamento e conhecimento sobre o período fértil da mulher;
  • Combater o estresse através de técnicas recomendadas;

Quais as causas desta dificuldade?

Como ressaltado logo na introdução do texto, a causa da infertilidade pode vir tanto do homem como da mulher (algumas vezes vêm de ambos). Por esse motivo, ao perceber a dificuldade para engravidar, o casal deverá procurar um médico especialista. Para tanto, a explicitação das causas para cada um pode estar relacionado:

  • À insuficiência da produção de espermatozoides;
  • À idade da mulher;
  • À alterações constantes na produção hormonal masculina;
  • À alterações comuns que acontecem nas trompas;
  • A remédios cujos efeitos colaterais podem prejudicar a produção de espermatozoides;
  • À síndrome de ovários policísticos;
  • Ao estresse constante que afeta a vida sexual do casal;

Como corrigir o problema?

Ao fim de todo o processo de tentativas, os tratamentos indicados serão (e deverão) ser coordenados por um médico especialista. A ideia é uma condução sadia e sensata do que se deve utilizar, realizar e seguir para a conquista da tão sonhada gravidez. Portanto, é importante ressaltar: esqueça as fórmulas mágicas de revistas!

Elas poderão ser um empecilho a mais para agravar os problemas em conseguir a gestação. Assim, para corrigir a dificuldade para engravidar, tanto o homem como a mulher devem procurar um especialista para sanar dúvidas, buscar explicações e assim seguir tratamentos específicos.

Uma dica extra é: Cuide sempre da sua saúde, para uma gestação saudável, é extremamente importante ter um organismo saudável. Boa alimentação aliada à prática constante de exercícios físicos é um grande passo rumo à uma gestação segura e tranquila.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ginecologista em Patrocínio e Patos de Minas.

Comentários

Posted by Dr. Rodrigo Tavares